A Telecon Sistemas é uma empresa gaúcha de tecnologia e gestão, desenvolvedora do software ERP para supermercados Sistema S e do Torus PDV. Em 2024 fomos uma das empresas vencedoras do Prêmio Automação GS1 com o case de rastreabilidade para o varejo.
A partir do desafio de reduzir o índice de perdas em produtos perecíveis, realizamos a análise do problema, pesquisa de tecnologias e padrões aplicáveis e desenvolvemos uma nova solução de software que foi a base para a realização do case. Integramos essa solução com os módulos ERP e PDV já existentes e com os equipamentos de automação necessários, como leitores e as balanças com tecnologia para a impressão do código 2D, QR Code Padrão GS1 com Digital Link, contendo, entre outros dados, o ID único de cada pesagem, o que permitiu a rastreabilidade.
Qual o problema, objetivo e a motivação ao utilizar os padrões GS1?
O QR Code Padrão GS1 com Digital Link foi fundamental para o desenvolvimento da solução pois permitiu ampliar o número de informações disponíveis dos produtos de produção própria ou fracionados internamente no supermercado. Na solução desenvolvida, utilizamos os campos próprios do Padrão GS1 para armazenarmos o GTIN original, do começo da cadeia, a data de validade e o número serial de cada etiqueta de pesagem impressa para os produtos fracionados, o que permite realizar a rastreabilidade da produção interna do supermercado, otimizando o controle de estoque e validades.
Quais são benefícios alcançados?
Destacaram-se os seguintes benefícios alcançados:
a) Otimização da Produção: A rastreabilidade permitiu controlar de maneira fácil se cada produto produzido continua disponível na gôndola ou se já foi vendido, alertando no Dashboard do sistema sobre a necessidade ou não de nova produção. Isso auxilia o colaborador a produzir apenas o que for necessário, o que eleva a sua produtividade, evita “ruptura de gôndola” por falta do produto, ou, perdas por excesso dele no estoque.
b) Controle de Validade: Com a rastreabilidade também foi possível otimizar o controle de validades pois, no Dashboard do sistema, são visualizados os produtos que estão vencidos na gôndola ou próximos da validade. Isso facilitou o trabalho do colaborador responsável por localizar e remover produtos vencidos da loja, além de permitir ações comerciais para promover a venda de produtos antes que vençam. Adicionalmente, se por alguma falha operacional o produto não for removido da loja, ao realizar o registro deste produto no PDV o sistema interpreta o QR Code Padrão GS1 com Digital Link, obtém a data de validade e bloqueia a venda do produto vencido.
c) Prevenção de Fraudes: A segurança do sistema foi aumentada com a implementação de dois novos recursos. Com o “Duplo Check de Pesagem”, ao registrar o produto no PDV, o sistema obtém através da leitura do QR Code Padrão GS1 a informação do peso Bruto do produto e solicita ao operador de caixa que coloque o produto sobre a balança de checkout para nova conferência. Caso haja divergência entre o peso atual e o da etiqueta, um alerta é emitido e a venda não prossegue. Isso evita fraudes em que, após a pesagem, o consumidor adiciona mais produtos na embalagem antes de efetuar o pagamento. Outro recurso é a validação de “Etiqueta já registrada”. Como cada pesagem gera um identificador único, o sistema controla se a etiqueta já foi registrada anteriormente e não permite novo registro. Esse recurso evita fraudes aonde o usuário retorna para o supermercado com uma embalagem no bolso e a utiliza para levar produtos de maior valor pelo preço da etiqueta anterior.
O varejo é um negócio extremamente competitivo e o controle de perdas é fundamental para melhoria das margens de lucro. A adoção de novas tecnologias e padrões podem contribuir, em muito, com a melhoria de processos internos da loja. Sem a rastreabilidade seria extremamente complexo a implementação de um controle efetivo da validade através do método FEFO – First Expire First Out, destaca Cássio Rocha, diretor de Tecnologia do Grupo Telecon.